Rapidinhas

Pingou na caixa postal bom texto colocando alguns pingos nos is: “Lula e o ajuste fiscal“, de Júlio Miragaya.

*  *  *

Continuam firmes os rumores de que vêm mais facadas por aí no orçamento federal de ciência e tecnologia para 2017. Agora, deu até na ditabranda  Folha de S. Paulo (via Jornal da Ciência).

*  *  *

A Câmara dos Deputados jogou mais uma pá cheia de cal no país ontem, ao aprovar a Proposta de Emenda Constitucional 241. Resta a esperança de que as maldades sejam reduzidas ou barradas no Senado. Resta?

*  *  *

Segundo The Globe, o “Terminal 1 do Galeão será desativado no mês que vem“. O cenário descrito na matéria é um bom exemplo do sucesso do modelo brasileiro de privatizações – no caso, feita pelo governo Dilma Rousseff (PT), mas seguindo em grande parte as lógicas neoliberais em vigor desde o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Por exemplo, um dos setores do terminal foi “reformado pela Infraero antes da concessão“. Aliás, de acordo com a matéria, o terminal como um todo recebeu “uma série de melhorias para a Copa do Mundo e a Olimpíada“.

Ou seja, injeta-se dinheiro público em algo que, depois, fica a critério do concessionário decidir se servirá para alguma coisa ou não. No caso do Galeão, o estado manteve/deixou funcionar durante anos um terminal ineficiente, feio, desconfortável, com serviços públicos e privados de péssima qualidade (salvo raras exceções). Só resolveu investir quando já se sabia que seria privatizado. Aliás, talvez só por isso, e justamente por isso, tenha investido recursos públicos.

Trata-se também de mais um exemplo da excelência do legado dos megaeventos esportivos para a cidade.

*  *  *

Por falar em Rio 2016, está rolando um calote olímpico com dezenas de milhares de pessoas – fora as empresas/fornecedores que também estão com atrasados a receber.

Anúncios

Uma resposta to “Rapidinhas”

  1. Carnê de IPTU 2007: Jogos Pan-Americanos, Cidade Olímpica e o Rio do PMDB | A Lenda Says:

    […] 1 do Galeão, que ficou anos sendo reformado pelo Governo Federal (alô, Coração Valente!), está fechado. O dinheiro público foi gasto antes de se privatizar o aeroporto, evidentemente. Ajeitou um […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: