Rapidinhas

[Escrito no sábado, 26/5/2017]

A organização e a capacidade administrativa e financeira dos neoliberais que dirigem a Gávea – que denominei certa vez “capitalismo esportivo à rubro-negra” são unanimidade no jornalismo que cobre futebol no Rio de Janeiro.

Pois bem: hoje, sábado, 27 de maio de 2017, um torcedor que deseje comprar ingressos para o próximo jogo com mando do Flamengo – daqui a oito dias, em 4/6, contra o Botafogo, no estádio da Portuguesa da Ilha – não pode fazê-lo. Não adianta ser sócio-torcedor: no site para o sociotário-torcedor, a seção “ingressos” é um grande, imenso vazio. O time tem 36 jogos pela frente no Campeonato Brasileiro, mas o torcedor não pode comprar ingresso para nenhum deles – nem para as rodadas de novembro e dezembro, nem para a quarta rodada, no fim de semana que vem. Sequer há informações sobre quanto custarão, quando começarão a ser vendidos etc. E não adianta alguém alegar que é porque o time não sabe onde mandará os jogos: até hoje, sempre foi assim, com ou sem Maracanã (ver, por exemplo, esse texto meu reclamando da mesma coisa em outubro de 2013).

Eis um bom exemplo do capitalismo à brasileira.

*  *  *

Ainda falando de futebol, mas agora já no domingo, 28/5/2017: campanha do Sport no Campeonato Brasileiro:

a) Rodadas 1 e 2, com o estrategista pão-de-queijo treinando o time: Ponte Preta 4×0 Sport; Sport 1×1 Cruzeiro.

b) Demitiram o Rinus Michels que veio das Gerais. Rodada 3: Sport 4×3 Grêmio.

*  *  *

Pacote de leituras:

1) Luis Nassif: “Xadrez da última aposta da Globo“. Um trecho sobre o que, corretamente, o jornalista classifica como “o avanço do estado policial”:

Por qualquer ângulo que se olhe, por qualquer capivara que se analise, a operação da Procuradoria Geral da República contra o presidente da República foi abusiva. Amplia-se de forma inédita o estado policial no país, com a delação e o grampo entrando por todos os poros da vida nacional, incutindo a desconfiança em todas as relações sociais e convertendo o país no paraíso dos criminosos delatores

Gravar um presidente da República – ainda que seja um desqualificado como Michel Temer –, e expô-lo ao julgamento de uma emissora de televisão é de uma gravidade extrema, típica de países doentes.

Essa conta será cobrada da Globo e do Ministério Público Federal, ao menor sinal de recomposição do poder político.

Mesmo assim, não se pode varrer para baixo do tapete o que foi levantado. Trata-se do presidente mais sem noção e mais inescrupuloso da história.”

2) Como se não bastassem os ataques do governo do Mordomo de Filme de Terror e do estado policial, agora, segundo artigo de Cíntia Alves no GGN, a Rede Globo também aponta suas armas contra o BNDES. Não deixa de ser coerente com quem reproduz e compartilha os pontos de vista do capital financeiro, do capital internacional e da Casa Branca. Instituições como BNDES, IPEA e IBGE não interessam a um país soberano e desenvolvido. Não interessam ao modelo de país defendido pelo governo do Mordomo de Filme de Terror e pelas Organizações Globo.

3) Lucas Figueiredo: “Vendido como mocinho pela irmã, Aécio garantiu blindagem da imprensa por 30 anos” (via GGN).

4) Marta Fernández – “Depressão: O segredo de todas as famílias” (via Jornal da Ciência)

Anúncios

Uma resposta to “Rapidinhas”

  1. Rapidinhas | A Lenda Says:

    […] Mais um episódio do capitalismo à rubro-negra: o site do sócio-torcedor informa que “Setores Leste & Sul: Sócio-Torcedor que comprou ingresso para um desses setores, deverão levar o seu voucher além do cartão ingresso para orientação interna e localização do seu acesso às arquibancadas“. Afinal, agora o futebol brasileiro é muito organizado, assim como a diretoria do Flamengo, e alguns setores têm lugar marcado. Só que não… […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: