Rapidinhas acadêmicas

Mais um ano, mais um conjunto de facadas nos orçamentos da Ciência, Tecnologia e Inovação (o pior em décadas) e da Educação (neste caso, o governo do Mordomo de Filme de Terror deu-se ao trabalho de mentir, dizendo que não haveria cortes). Pelo andar da carruagem, segundo dirigentes de entidades estatais de ensino superior, em 2018 pode haver fechamento de cursos e de campi abertos no interior. O MEC sequer compareceu à audiência numa comissão do Senado para discutir o assunto – vai ver, o ministro estava se reunindo com lideranças mais relevantes do setor.

Outro sinal do abandono das áreas está nos próprios calendários. No caso de algumas bolsas do CNPq, o calendário que está no ar é o do ano passado. O calendário regular do órgão é ainda mais bizarro: estamos em junho de 2017, mas está no ar o calendário de 2015! Na Faperj, a situação é parecida: boa parte dos itens do calendário regular de 2017 está sem data/prazo/previsão.

A situação das duas áreas, que era ruim no governo da Coração Valente (quando também havia cortes anuais imensos nos orçamentos), piora a cada ano. Para um governo que não tem projeto de país, e cujo único objetivo ao tomar conta do Estado é fazer pilhagem, de fato é melhor separar recursos para outros fins, como pagar anúncios (inclusive de mentiras relativas à educação) nas corporações de mídia. Os cortes no orçamento, a falta de calendários e o calote ou não-pagamento de projetos contemplados em anos anteriores são evidências de um projeto dos atuais governos do PMDB no Brasil e no Rio de Janeiro para destruir as áreas de Educação e Ciência e Tecnologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: