A Lenda recomenda: vídeos, relatórios, cartilhas, guias e documentos em geral

1) Cartilhas e guias

Aborto: guia para profissionais de comunicação (pdf). Ou aqui.

Copa Flexível e Olimpíada Heterodoxa (pdf; ou aqui). Quadro comparativo entre a lei 8.666, que rege as licitações, e o RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas), aprovado no Congresso, para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Elaborado pelo mandato do deputado federal Chico Alencar (PSOL/RJ) e divulgado na última semana de junho de 2011.

Minha cidade virou sede de um megaevento esportivo. O que pode acontecer com meu direito à moradia? (pdf; ou aqui). Folheto elaborado pela Relatoria Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Moradia adequada e divulgado em novembro de 2012, dando conta do que é possível fazer para lutar contra os impactos negativos, para o direito à moradia, da maneira como vêm sendo feitas as obras para os megaeventos esportivos (Copa do Mundo de futebol de 2014 e Olimpíada de 2016).

2) Documentos

Depoimento de Dulce Pandolfi às comissões Nacional e Estadual da Verdade em 28/5/2013.

Lista de deputados, com os respectivos partidos, estados e votos, na sessão que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Primeira etapa decisiva do golpe.

Lista de senadores, com os respectivos partidos, estados e votos, na sessão cujo resultado afastou temporariamente Dilma Rousseff da Presidência da República. Segunda etapa decisiva do golpe.

3) Livros

Quando o silêncio é rompido: homossexualidade e esportes na internet, de Luiza Aguiar dos Anjos.

4) Relatórios

Os Muros nas Favelas e o Processo de Criminalização da Pobreza (em pdf). Entregue e apresentado por movimentos sociais a autoridades e ao representante da Anistia Internacional em reunião na OAB/RJ, em 14/5/2009.

Relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) que investigou crimes e pilantragens das instituições privadas de ensino superior. Aprovado em agosto de 2013.

5) Vídeos/filmes

A caminho da Copa – documentário de junho de 2012, dirigido por Carolina Caffé e Florence Rodrigues, sobre as violações de direitos humanos que estão ocorrendo com as obras para a Copa do Mundo de 2014. Os megaeventos funcionam como justificativa política para intervenções violentas e ilegais no território, mobilizando bilhões de reais de recursos públicos a serviço de empresas privadas.

Bandalargar – vídeo lançado em 2011 pelo Intervozes como parte da campanha “Banda larga é um direito seu”.

Cante um funk para um filme – documentário de janeiro de 2007 com MCs de Nova Iguaçu dirigido por Marcus Vinícius Faustini e Emilio Domingos. Duração: 23 minutos.

Cientistas brasileiros: César Lattes e José Leite Lopes – documentário sobre estes dois grandes físicos, grandes cientistas e grandes brasileiros. Dirigido por José Mariani. Duração: 55 minutos.

Desenvolvimento a Ferro e Fogo – sobre a Companhia Siderúrgica do Atlântico e os impactos sobre a população e o meio ambiente da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Domínio Público – documentário lançado em meados de 2014 sobre os impactos dos megaeventos esportivos para a cidade do Rio de Janeiro. Direção: Fausto Mota, Henrique Ligeiro e Raoni Vidal.

Fora Coronéis da Mídia – curta de 3′ produzido pelo Intervozes no final de 2014, sobre políticos que são – ilegalmente – concessionários de emissoras de rádio e televisão.

Gagged in Brazil – documentário de 2008, dirigido por Daniel Florêncio, sobre as políticas de comunicação durante o governo de Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais.

Israel and Palestine: A Very Short Introduction – animação narrada em inglês explicando as raízes históricas do conflito. (Se alguém achar com legendas ou narração em português, por favor, compartilha o link!) Elaborado pela organização Jewish Voice for Peace, defende o boicote a Israel como medida de pressão para pôr fim à ocupação ilegal e garantir ao povo palestino um Estado-nação.

Liberdade, essa palavra – documentário de 2006, dirigido por Marcelo Baêta, com informações sobre as relações entre o governo Aécio Neves (PSDB), empresas de comunicação e jornalistas. Dado bacana: o vídeo foi feito e apresentado como trabalho de conclusão de curso (TCC) de jornalismo na UFMG.

Lute como uma menina! – Documentário lançado em novembro de 2016 sobre a participação das estudantes na luta contra o fechamento de escolas proposto em 2015 pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). Direção: Flávio Colombini e Beatriz Alonso.

Peace, Propaganda and the Promised Land – U.S. Media & the Israeli-Palestinian Conflict – documentário de 2003 realizado pela Media Education Foundation (EUA) sobre a ação eficaz de relações públicas de Israel junto ao governo, à população e, principalmente, à mídia dos EUA. Destaca as estratégias utilizadas para enquadrar o conflito e conseguir cobertura favorável às políticas colonialistas de Israel, como, por exemplo, não mencionar a ocupação ilegal dos territórios palestinos e o cotidiano terrível que dela resulta. Direção: Sut Jhally e Bathsheba Ratzkoff. Duração: aproximadamente 1h19min.

TV Alma Sebosa – documentário de 2009, dirigido por Daniel Castelo Branco de Sá, sobre a cobertura de violência em programas televisivos. Fundamental para pensar a Comunicação.

Uma jornada criminosa – sobre as ilegalidades trabalhistas cometidas pelo McDonald’s e os subterfúgios usados para pagar aos funcionários menos de um salário-mínimo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: